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Acontecimentos na cosmetologia: fatos relevantes do 1º semestre de 2019

Cleber Barros
Escrito por Cleber Barros em 1 de julho de 2019
8 min de leitura
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Conheça os principais acontecimentos na cosmetologia que foram divulgados na mídia no período de janeiro a julho de 2019

Como você sabe o mercado cosmético é muito dinâmico e constantemente somos impactados com alguns acontecimentos. Nós que trabalhamos na área precisamos estar sempre atualizados e cientes de todos os movimentos.

Para ajudar você a economizar tempo e ficar por dentro das últimas novidades, preparei esse artigo com os principais acontecimentos na cosmetologia, na minha opinião. A ideia deste artigo foi elencar os principais acontecimentos divulgados na mídia no período de janeiro a julho de 2019, por ordem cronológica. Veja só:

L’Oréal avança na pesquisa personalizada de cuidados com a pele com nova parceria

Publicado em 20 de março por Cosmetic Business

Seguindo a macrotendência de inovações cosméticas e interesse em microbioma, a L’Oreal divulgou a sua parceria com a uBiome, empresa especialista em pesquisas avançadas do microbioma da pele para extensão de sua linha de produtos de skin care personalizados. 

Acordo por pesquisas sem o uso de animais avança no Brasil

Publicado em 2 de abril por Cosmetic Innovation

“Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) e a Academia Nacional de Farmácia (ANF), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançaram o compêndio “Métodos alternativos ao uso de animais em pesquisas reconhecidos no Brasil”.” 

De acordo com o coautor da obra e presidente emérito da ACFB, “a adoção dos métodos alternativos contribuirá para a aceleração do processo de avaliação de novos produtos, com potencial redução de tempo e de custos para que sejam colocados à disposição da população”. Para Miguel Nery, diretor de desenvolvimento da ABDI, o compêndio é uma grande contribuição para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil. “O Brasil precisa seguir um caminho ético e promissor, unindo pesquisa científica e respeito aos animais.”

Lush abandonou as redes sociais. E deixou um alerta para outros negócios

Publicado em 14 de abril por Exame

A Lush, empresa britânica do segmento de cosméticos sustentáveis, anunciou a sua saída das redes sociais Instagram, Facebook e Twitter em  virtude da mudança dos algorítmos. A declaração da empresa a respeito do assunto foi a seguinte: “Cada vez mais, as redes sociais estão tornando mais difícil para conversarmos entre nós diretamente. Estamos cansados de lutar com algoritmos e não queremos pagar para aparecer em seu feed de notícias”, escrever a Lush do Reino Unido no post de despedida das redes. “Queremos que o social seja mais sobre paixão e menos sobre curtidas.”

Boticário lança perfume feito com álcool do bagaço da cana-de-açúcar

Publicado em 15 de abril por Cosmetic Innovation

Na direção da tendência de produtos sustentáveis, a Boticário passou a adotar o etanol celulósico que é feito a partir da biomassa da cana de açúcar em seus produtos, que tem a ambição de aumentar a demanda do mercado. “O ingrediente é produzido pela Raízen, que detém a patente para produzir álcool de segunda geração. […] Temos a capacidade de gerar até 50% mais etanol da mesma área sem ter que aumentar o nosso footprint [pegadas]”, afirma Rodrigo Pacheco, gerente Industrial.”

Unilever, Love Beauty and Planet

Publicado em 17 de abril por H&C – Household & Cosmetics

A Unilever trouxe para o Brasil, no mês de abril, a sua  marca de beleza vegana certificada pela Vegan Act, Love Beauty and Planet, que conta com itens desenvolvidos exclusivamente para brasileiros como sabonetes, desodorantes e produtos para cuidados com o cabelo, com fragrâncias exclusivas extraídas de fontes sustentáveis, além de ingredientes naturais e fórmulas sem corantes, silicones e parabenos, desodorantes livres de alumínio  e álcool e shampoos e sabonetes líquidos sem sulfato. Os frascos são fabricados em PET e são 100% recicláveis. Os produtos contam ainda com a tecnologia exclusiva Fast Rinse, para enxágue rápido e economia de água.

Shiseido e KANEKA lançam desenvolvimento conjunto de recipientes cosméticos biodegradáveis

Publicado em 24 de abril por Shiseido News

A Shiseido realizou uma parceria com a empresa KANEKA para utilizar o Kaneka Biodegradable Polymer®, biopolímero 100% derivado de plantas originalmente desenvolvido por Kaneka, o qual espera-se que apresente excelente biodegradabilidade em uma ampla gama de ambientes, incluindo oceanos.

Vale destacar ainda que a Shiseido utiliza polietileno obtido a partir de cana de açucar em suas embalagens para hair care e resinas plásticas mecanicamente recicladas para corpos de embalagens de shampoos desde 2015, além de ser a primeira empresa japonesa a participar da iniciativa para desenvolvimento de embalagens sustentáveis para cosméticos, atuando desde 2018 para o objetivo em comum.

Natura compra operação da Avon e será a 4ª maior do mundo

Publicado em 23 de maio por Exame

Foi divulgado no mês de maio a aquisição da Avon pela holding Natura &Co. Esta operação garantiu ao grupo o 4º lugar no ranking de maior empresa do segmento de beleza, com faturamento anual superior estimado em 10 bilhões de dólares, mais de 40 mil colaboradores e presença em cem países.

App de realidade aumentada de Lancôme mostra antes e depois da maquiagem em tempo real

Publicado em 29 de maio por L’Oreal 

Em uma estratégia para a personalizar a experiência de compra a Lancôme passou a utilizar a tecnologia para se aproximar do público mais jovem através do aplicativo Virtual Mirrors, para uso exclusivo em pontos de venda. De acordo com a reportagem: “com ajuda da realidade aumentada, os consumidores podem experimentar virtualmente as maquiagens de Lancôme e comparar o antes e depois do resultado. Além disso, eles também podem dar likes e escrever pequenos comentários sobre seus produtos favoritos.”

WGSN revela a cor do ano 2020, alinhada às novidades que esse ano reserva para o mundo

Publicado em 5 de junho por Cosmetic Innovation

A previsão da cor para o ano de 2020 feita pela WGSN é o Neo Mint, um verde suave que alia ciência e tecnologia com a natureza. A cor considera ainda aspectos de neutralidade de gênero e futuristas, já que 2020 será considerado o ano “super-futurista” e a cor traduz a sensação tecnológica e moderna.

P&G aposta em embalagem recarregável de Olay 

Publicado em 6 de junho por Cosmetic Innovation

Até o fim do ano a P&G disponibilizará para os EUA e Reino Unido o hidratante Olay Regenerist Whip com uma recarga que se encaixa no frasco. “Se o programa adotado movimentar um número significativo de recargas, a marca poderá reduzir a quantidade de plástico usado nas embalagens.” O produto poderá ser comprado pelo site da empresa (Olay.com).

O Boticário lança os primeiros perfumes do mundo feitos com ajuda de Inteligência Artificial

Publicado em 7 de junho por Fashion Network

O Grupo Boticário lançou os primeiros perfumes do mundo, imersos nos aspectos da diversidade e representações de gêneros, feitos com ajuda de inteligência artificial em software inédito desenvolvido pela IBM em parceria com a Symrise, empresa fornecedora de fragrâncias para a rede, alimentado por milhões de dados que incluem formulações, taxa de aceitação do consumidor, e etc, avaliados por perfumistas para ajustes. 

Uso de cristais na beleza

Publicado em 25 de junho por Mintel

Em artigo publicado pela Mintel é possível observar a tendência do uso de cristais na cosmetologia devido à exploração de seus apelos holísticos espirituais e de cura para promoção de saúde física e mental, além de bem-estar.

Esses foram, na minha opinião, os principais acontecimentos na cosmetologia 1º semestre 2019. Certamente muita coisa ocorrerá no 2º semestre e terei tema uma atualização deste artigo. Assim espero. =)

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