Como tornar sua ida à FCE Cosmetique e outros eventos e feiras uma ocasião produtiva e que gere resultados práticos para o seu dia a dia como profissional
Se preferir, clique no play e ouça esse artigo.
Como profissional da área cosmética você certamente já teve oportunidades de participar de eventos como congressos e feiras, por exemplo. A participação em eventos como esses são atividades importantes para todo profissional que deseja se relacionar com o mercado, além é claro de ficar por dentro das novidades do setor.
Uma dessas grandes oportunidades está chegando, é a FCE Cosmetique que acontece anualmente todo mês de maio em São Paulo. Esse é um dos 10 eventos em 2016 que todo profissional de cosmetologia deveria saber.
A FCE Cosmetique atua como porta de entrada de tendências e novidades, sempre com o que há de vanguarda neste mercado. Trata-se de uma exposição internacional de tecnologia para a indústria cosmética que acontece logo após a realização dos eventos internacionais. Com isso, traz rapidamente ao país as inovações que movimentarão o setor no decorrer do ano.
Na minha opinião, um dos melhores espaços existente no setor para encontrar pessoas influentes e inspiradora, assistir palestras sobre temas relevantes e inovadores, socializar e ficar por dentro do que está acontecendo no mundo cosmético. É sem dúvidas, presença obrigatória para o profissional que não quer ‘ficar pra trás’.
Mas você já participou de um evento e foi embora com a sensação de que não o aproveitou como deveria? Isso já aconteceu comigo.
Foi a partir de um acontecimento que fiz uma análise dos erros que havia cometido e prometi para mim mesmo que isso não ocorreria mais. A partir de então, tomei algumas medidas para aproveitar melhor essas oportunidades.
Para facilitar as coisas pra você, eu preparei 6 dicas que serviram para mim e também podem funcionar para você.
Continue lendo esse artigo e saiba como aproveitar ao máximo sua ida para a FCE Cosmetique, assim como em outros eventos e feiras.
1. Entenda suas necessidades
Não há dúvidas que um evento é um excelente lugar para receber muita informação interessante e útil. Mas se esse for o único objetivo, você não precisa necessariamente ir até um evento como esse para atingi-lo, bastando apenas ler livros e revistas sobre cosméticos, assistir vídeos, ou mesmo fazer alguns cursos na área.
É importante ter em mente que se você está indo para um evento como a FCE Cosmetique por exemplo, você tem a possibilidade de obter algo muito mais impactante para o seu dia a dia como profissional. Lá você encontrará um ambiente único, com acesso a expertise e profissionais que raramente estarão juntos e disponíveis em outro lugar.
Por isso é importante ter uma lista das suas necessidades e atividades que deseja cumprir. Questões técnicas cujas respostas poderiam ser obtidas com profissionais e empresas presentes na feira, informações específicas sobre determinados temas apresentados no evento, ou mesmo qualquer tipo de contato profissional que você queira fazer e que poderia beneficiar a sua carreira ou a empresa em que você atua.
Resumindo: não saia de casa sem uma lista do que você quer e pretende obter durante o período em que passará nesse ambiente tão rico. Isso coloca você no grupo da elite dos profissionais que se beneficiam em eventos grandiosos.
2. Saiba quem poderá te ajudar
É fundamental saber quem são as empresas que estarão presentes, bem como os profissionais influentes ~gurus~ e respeitadas do setor que poderão de alguma forma lhe ser útil. Dar atenção a esse passo fará com que você determine exatamente quem irá encontrar, quando irá encontrar e também como irá gastar o seu tempo. Essa é uma excelente maneira de otimizar seu tempo e aproveitar ao máximo os contatos realizados.
No caso da FCE Cosmetique, você encontra no site do evento uma lista de tudo que será desenvolvido durante os dias de exibição, bem como palestras disponíveis e também as empresas que estarão presentes. É só acessar o site e fazer uma pesquisa rápida.
3. Planeje o que irá fazer
Nesse passo você vai determinar como irá gastar o seu tempo. Se possível, faça uma lista dos nomes das pessoas ou empresas com as quais você quer falar e determine exatamente o assunto e a pergunta que você gostaria de fazer a elas.
Durante esse tipo de abordagem é muito comum a conversa se expandir para outros assuntos e questões relevantes ao cenário em que você atua. Isso sem dúvidas pode ser de grande proveito, mas lembre-se de se certificar de que você conseguiu esclarecer os tópicos relacionados as suas dúvidas ou à pergunta que deu início a conversa.
4. Não se distraia! Foco nos objetivos
Uma vez que você tenha uma lista das pessoas e empresas com as quais deseja falar bem como os assuntos a serem abordados, você com toda certeza será um dos profissionais mais focados e organizados do evento ~pouquíssimas pessoas são tão organizadas a esse ponto~.
Mas atenção: em eventos grandiosos como a FCE Cosmetique existe uma grande armadilha que pode colocar todo esse planejamento e preparação a perder. Essa armadilha é a distração causada por encontros com amigos e conhecidos durante o evento.
Não há nada de errado em dar atenção a essas pessoas, mesmo porque seria muito deselegante ignorá-las e não fazer uma social ao cruzar com elas durante o evento. Porém tenha claro quais são as suas prioridades e o motivo de você estar ali naquele dia. Sendo assim, minha sugestão é que não gaste tanto tempo socializando com pessoas que você pode encontrar em outras ocasiões e de forma muito mais tranquila e descontraída.
Lembre-se que o seu tempo é muito valioso durante o período que você estará presente no evento. Então vá e encontre as pessoas que você planejou encontrar, e não deixe distrações eventuais prejudicar o seu objetivo principal.
5. Tenha conversas profissionais e produtivas
Ao iniciar uma conversa ~desde que esteja no seu planejamento para o dia~, inicie falando um pouco sobre você, sua empresa e introduza o tópico que gostaria de abordar.
Não se sinta constrangido caso tenha que interromper a conversa ~que por ventura está tomando outro rumo~ e pedir para retomar o tópico principal. Lembre-se que o seu tempo ali deve ser usado com sabedoria.
A grande maioria dos profissionais que representam as empresas presentes no evento ficará feliz se puder ajudar com alguma informação útil ~pra isso é preciso que o tópico abordado faça parte da expertise da empresa procurada~. A FCE Cosmetique é um espaço onde profissionais discutem ideias e fazem negócios e por isso, as empresas e os profissionais presentes estão sempre dispostos ajudar e consequentemente conquistar novos clientes oferecendo novas soluções, novas tecnologias em matérias-primas e serviços. Não há dúvidas que você poderá fazer excelente parcerias lá!
6. Use os contatos como aproximação e oportunidades futuras
Como em todo evento de grande porte, nem sempre é possível ter toda atenção desejada ou mesmo conversar com profundidade sobre todos os tópicos abordados. Os profissionais presentes no evento muitas vezes trabalham em um ritmo frenético, conversando com muitas pessoas durante os dias de exibição. Nem sempre você conseguirá toda a atenção desejada.
Mas não fique triste. Se isso ocorrer, a minha sugestão é usar esse primeiro contato como uma ponte para conversas futuras por e-mail, telefone ou mesmo uma outra reunião presencial que pode ser agendada posteriormente. Depois de conhecer alguém pessoalmente tudo fica mais fácil em termos de relacionamento, e você poderá aumentar sua rede profissional além de gerar excelentes impactos futuros nos negócios.
Seguindo esses 6 passos você poderá ter um excelente aproveitamento de eventos e feiras, como da FCE Cosmetique que acontece em breve.
Se você ainda não se inscreveu para a FCE Cosmetique, faça isso agora ~clique aqui~. É gratuito e você não pode ficar de fora.
O evento acontecerá de 10 a 12 de maio de 2016, das 13h às 20h, no Transamerica Expo Center (São Paulo/SP).
Espero que tenha gostado e que, a partir de agora, torne sua participação em eventos e feiras uma ocasião produtiva e que gere resultados práticos para o seu dia a dia.
Adoraria saber sua opinião. Deixe um comentário abaixo sobre o que você mais gostou ou até mesmo alguma crítica sobre esse artigo. Se tiver também alguma dica extra, compartilhe com a nossa comunidade técnica.
Até a próxima! 😉
Você gostaria de ter uma mentoria comigo, na Europa, passando por lugares incríveis e vivenciando uma experiência ultra exclusiva?
A Escola Vinia possui dois programas internacionais. Um com foco em tendências de mercado e análise de produtos e outro focado no universo dos cosméticos naturais e orgânicos.
Ambos oferecem uma experiência ultra exclusiva, provocativa e única, concebida para quem é e quer fazer diferente. Você já entende o impacto que pode causar no mundo. Chegou a hora de levar a sua capacidade de transformação para um próximo nível. Vamos comigo?
10 eventos em 2023 que todo profissional de cosmetologia deveria saber
Certificados de análise: importância e principais termos empregados
CosIng: uma fonte de informações sobre ingredientes cosméticos
Legislações cosméticas: você está atualizado sobre esse assunto?
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] Por fim, minha sugestão é de que você tenha uma rede de contatos profissionais diversificada e bem estabelecida. Isso pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento de carreiras e negócios. Contatos podem auxiliar desde a resolução de pequenos problemas ~específicos de determinadas áreas~, até com indicações e conselhos que podem impactar tremendamente a performance de profissionais em empresas. Sendo assim, nada mais estratégico do que aprender a potencializar a capacidade de estabelecer relacionamentos em eventos cosméticos importantes. Outras dicas para tornar sua ida a eventos cosméticos uma ocasião produtiva e que gere resultados práticos para o seu dia a dia como profissional, leia o artigo 6 dicas de como aproveitar ao máximo sua visita a eventos e feiras. […]