Aproveite ao máximo o relacionamento com profissionais durante a sua passagem por eventos cosméticos
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A oportunidade de participar de eventos da área cosmética, além de possibilitar uma série de vantagens como a atualização sobre o que está ocorrendo no setor, também é uma ótima chance de criar relacionamentos com pessoas interessantes. Se você ainda não conhece muitos eventos que podem participar, escrevi esse artigo onde compartilho os 10 eventos cosméticos em 2016 que todo profissional de cosmetologia deveria saber e que podem impulsionar a sua carreira e o seu negócio.
Como um dos meus objetivos é possibilitar com que profissionais da área se desenvolvam cada vez mais, preparei 4 passos que se seguidos, podem maximizar as oportunidades de relacionamento em eventos cosméticos.
1° passo: Esteja bem informado
Estar bem informado sobre assuntos relevantes ligados a área é fundamental para iniciar e manter uma conversa com outros profissionais. Ter o que falar, sem dúvidas, facilita muito a interação com outras pessoas e a melhor maneira de se conseguir isso é se preparar previamente pela leitura de publicações ~impressas ou online~ da área. Listei abaixo algumas sugestões para você ficar bem informado:
ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
http://www.abihpec.org.br
Reúne informações atualizadas sobre as indústrias do setor e produz diversos materiais de apoio como
- Anuário com informações relativas ao setor.
- Caderno de tendências.
- Panorama do setor.
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
http://portal.anvisa.gov.br
No portal é possível se informar sobre os aspectos legais necessários para a atuação no de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC). É uma excelente fonte de informação para o profissional que deseja entender as normas e as orientações vigentes referentes aos seguintes assuntos:
- Definição e classificação de produtos.
- Pareceres técnicos relacionados a produtos.
- Legislações.
- Material de orientação técnica para desenvolvimento de produtos.
- Regularização de empresas e produtos.
- Outros
Cosmetics Design
http://www.cosmeticsdesign.com
O site trás as últimas novidades sobre formulações cosméticas e embalagens. Apesar de ser focado no mercado norte americano, as informações apresentadas são muito úteis para profissionais que desejam estar a frente e saber de novidades em primeira mão.
2° passo: Saiba se apresentar
Saber se apresentar de uma maneira que o seu interlocutor se lembre de você de uma forma positiva, mesmo após a conversa. Esse é o seu desafio. Na minha opinião esse é um momento estratégico, afinal, causar uma boa impressão é uma excelente maneira de se fixar na mente de alguém, e possibilitar a geração de bons negócios com pessoas promissoras. Acredito que a base para uma boa auto apresentação é deixar claro de forma muito objetiva, quem é você e, principalmente, o que você ou sua empresa pode fazer pela pessoa a quem está se apresentando. É importante deixar claro que a pessoa pode contar com você caso precise ~e caso você possa ajudar, é claro~.
Seja cuidadoso para não soar prepotente ao abordar experiências, realizações e títulos ~caso haja abertura para isso~. Lembre-se também de entregar o seu cartão de visita e de pedir o do seu novo contato.
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3° passo: Saia em busca de contatos
Ir a um evento da área, o qual provavelmente estará repleta de pessoas interessantes, e não se relacionar e fazer contato, não faz o menor sentido. Definitivamente, esse não é o momento para timidez, caso contrário você pode perder excelentes oportunidades.
Assim como você, nesses eventos há muitos profissionais em busca de contatos e que estão ávidos por uma conversa para a realização de potenciais parcerias. Pode ser que nem todos tenham lido esse texto, então caberá a você, leitor, tomar a iniciativa e puxar uma conversa.
Apresentações feitas, lembre-se sempre de ser atencioso e prestar bastante atenção no que as pessoas tem a dizer. Uma abordagem já discutido em uma série de livros sobre relacionamentos, prega que as pessoas estão menos interessadas em você, e muito mais interessadas nelas próprias e em seus problemas e dilemas. Saber disso e aplicar, pode auxiliar na construção de uma dinâmica mais forte de relacionamento. Então aproveite essa sugestão e seja um bom ouvinte.
4° passo: Mantenha contato com as pessoas que você conhecer
A quantidade de informações e de pessoas com as quais temos que lidar em eventos importantes da área pode ser imensa. Para não deixar as coisas caírem no esquecimento, e perder todo ou parte do trabalho realizado na busca de contatos e construção da rede de relacionamento, se certifique de estabelecer formas para manter contato após o evento com os contatos realizados.
Uma boa maneira de lembrar de todos os contatos feitos no decorrer do evento é, logo após o termino deste, organizar os cartões de visitas que foram coletados. Examine cada cartão e veja de que forma o seu dono pode lhe ser útil, bem como a maneira como você pode ser útil a essa pessoa. Lembre-se de que um relacionamento é feito de trocas, e que ambos os lados devem ser beneficiados durante esse processo.
Em seguida mande um e-mail para os contatos lembrando-os quem é você, o que foi conversado, bem como formas de cooperarem um com outro. Seja criativo e pense em algo para propor. Outro detalhe importante: deixe claro que você está à disposição ~todo mundo gosta de pessoas e profissionais prestativos~. Você ainda pode ir além e verificar se os contatos estão em redes sociais como o LinkedIn ~se quiser me adicionar lá, clique aqui~. Quanto mais pontos de contato que você tiver com a pessoa, maior a probabilidade dela lembrar de você.
Outra boa sugestão é dar uma razão pra essa pessoa retornar o seu contato, seja fazendo uma pergunta ou oferecendo algo, como uma indicação ou sugestão útil ~para isso você deverá se lembrar do que foi conversado na feira~. Isso sem dúvida fará com que a pessoa preste mais atenção e estabeleça uma ligação profissional muito mais forte com você.
Por fim, minha sugestão é de que você tenha uma rede de contatos profissionais diversificada e bem estabelecida. Isso pode ser extremamente benéfico para o desenvolvimento de carreiras e negócios. Contatos podem auxiliar desde a resolução de pequenos problemas ~específicos de determinadas áreas~, até com indicações e conselhos que podem impactar tremendamente a performance de profissionais em empresas. Sendo assim, nada mais estratégico do que aprender a potencializar a capacidade de estabelecer relacionamentos em eventos cosméticos importantes. Outras dicas para tornar sua ida a eventos cosméticos uma ocasião produtiva e que gere resultados práticos para o seu dia a dia como profissional, leia o artigo 6 dicas de como aproveitar ao máximo sua visita a eventos e feiras.
Espero que essas dicas auxiliam você nos próximos eventos cosméticos, principalmente para melhores resultados com o networking que fizer.
Até a próxima! 😉
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Até a próxima! 😉
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